CampanhasÚltimas Matérias

Ação na Av. Paulista: ABRIL MARROM – Mês de combate à cegueira

Fundação Dorina Nowill para Cegos realiza ao longo do mês, ação na Paulista, em frente da FIESP, sobre saúde ocular e prevenção da cegueira

A Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em reabilitação de pessoas cegas e com baixa visão, deu início à sua relevante campanha ‘Abril Marrom’, no último dia 12, na Avenida Paulista, em frente à FIESP, com ações de prevenção à cegueira e sobre a importância da saúde ocular. Como parte da programação, o prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo foi todo iluminado com o laço marrom da campanha, realizada em parceria com a ComSaude da FIESP.

Ao longo do mês, haverá uma série de atividades de conscientização, com dicas e informações sobre a deficiência visual, além de orientações essenciais relacionadas à inclusão, acessibilidade, mobilidade, autonomia e independência das pessoas cegas e com baixa visão. 

No último domingo, dia 14, das 9h às 12h, na calçada da FIESP foram construídos, inclusive, diversos espaços onde as pessoas receberam informações e puderam participar de atividades, como:

  • Circuito com a vivência para entender os aspectos e desafios relacionados à acessibilidade e mobilidade.
  • Contação de histórias em rodas de leitura de livros acessíveis em tinta-braille.
  • Oficina para crianças com atividades inclusivas: como uso da máquina braille, jogos acessíveis e pintura.
  • Testes gratuitos de glicemia, como um alerta sobre a diabetes, que é uma das principais causas de cegueira – Parceria com a BMO (Brasil Medicina Ocupacional – AFIP).
  • Sessões de massoterapia, aplicadas por profissionais cegos que foram capacitados pelo trabalho da Fundação Dorina.
  • Sessões de auriculoterapia e informações sobre acupuntura oftalmológica e prevenção – Parceria com a Biomedichina/Ebramec.

Além de todas essas ações, em uma parceria com a concessionária Arteris, durante o mês de abril serão exibidas também mensagens nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) das rodovias sob concessão da empresa, que servirão para conscientizar a população sobre a importância da prevenção da cegueira, enquanto promovem e inspiram uma comunidade mais inclusiva e acessível para todos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 60% e 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados. No mundo, mais de 250 milhões de pessoas têm deficiência visual, sendo 36 milhões delas pessoas cegas. Tendo em vista esta realidade, a campanha conjunta assume uma relevância significativa na disseminação de informações em caminhos por onde transitam mais de 334 milhões de veículos por ano.

Para mais informações sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos: https://fundacaodorina.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo